O Governo de Goiás reafirmou sua posição de liderança nacional em transparência pública ao receber, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a certificação, que representa a pontuação máxima de 100% no cumprimento dos critérios avaliados, foi entregue ao Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante a abertura do 1º Encontro Estadual de Transparência, realizado na última quarta-feira (27/11), no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
Além do portal da transparência do executivo, outros órgãos e poderes de Goiás também foram certificados com o Selo Diamante:
- Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego);
- Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO);
- Ministério Público de Goiás (MP-GO);
- Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
Durante a cerimônia de entrega da certificação, o governador de Goiás ressaltou o papel fundamental desempenhado pelos servidores estaduais e pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) no alcance desse resultado.
“Esse resultado, sem dúvida, é fruto do cuidado que tivemos desde o início (do atual governo), de instalar o Compliance Público em toda a administração”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, nominando o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller.
Sobre o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP)
O PNTP avalia a transparência ativa dos sites de poderes e órgãos autônomos em todo o país, englobando União, estados e municípios. O programa estabelece critérios rigorosos para análise e concede selos nas categorias Diamante, Ouro e Prata, conforme o índice de transparência alcançado.
Os resultados do programa já estão disponíveis no site do Radar da Transparência Pública, reafirmando o compromisso de Goiás com uma gestão pública responsável e participativa.