A 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, promovido pela Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), celebrou as ações de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual em prol da transparência pública. Criado em 2019, o prêmio tem como objetivo o cultivo de práticas que se aproximam do governo da sociedade por meio da disponibilização clara e acessível de informações.
Neste ano, a estreia trouxe inovações importantes, como a realização de consultorias presenciais por parte dos técnicos da CGE em todas as 52 entidades participantes. Esse suporte permitiu que cada instituição avaliasse e aprimorasse suas práticas de transparência, atualizando o tradicional ranking de classificação por um modelo de autoavaliação.
Os critérios de avaliação incluíram a divulgação de informações sobre estrutura organizacional, receitas, despesas, contratos, licitações, patrimônio e acessibilidade das páginas de acesso à informação. As entidades que atenderam entre 75% e 100% dos requisitos foram reconhecidas com Selos Prata, Ouro ou Diamante, destacando os esforços na melhoria da transparência e na prestação de contas à sociedade.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado de Goiás em ampliar a transparência pública e consolidar uma cultura de integridade e acessibilidade na gestão pública. O Prêmio Goiás Mais Transparente segue como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação de confiança entre o governo e os cidadãos.
Foto: Reprodução/CGE